Como melhorar a digestão: 8 dicas para aliviar o desconforto

Você acabou de almoçar, a comida estava ótima, mas depois vem aquele peso no estômago, uma leve queimação… e a única vontade é se jogar no sofá, mesmo sabendo que não pode. Então você conhece?
Muita gente vive com sintomas de melhor digestão achando que é “normal” sentir esse tipo de desconforto após comer. Mas a verdade é que não precisa (e nem deve) ser assim.
Ao longo deste artigo, você vai descobrir como melhorar a digestão , o que costuma causar a má digestão e quais hábitos simples podem transformar como seu corpo lida com os alimentos.
Este guia é um convite para cuidar da sua digestão com mais carinho e transformar cada refeição em um momento de bem-estar.
O que pode proporcionar uma melhor digestão?
Antes de tudo, vamos entender que o sistema digestivo pode entrar em colapso. A má digestão pode ser causada por vários fatores, entre eles:
- Alimentação rica em gordura e industrializados;
- Mastigação conveniente ou rápida demais;
- Refeições muito volumosas;
- Sedentarismo;
- Consumo baixo de fibras e água;
- Estresse e noites mal dormidas.
Sim, o emocional e o sono impactam diretamente na digestão . Quando estamos estressados, o organismo entra em modo “alerta” e reduz funções que considera não essenciais, como a digestão.
O resultado? Gastrite, refluxo e sensação de estufamento. Isso vale especialmente para fases da vida mais intensas, como a maternidade ou uma rotina cheia de estudos e treinos.
A relação entre mente e intestino é tão forte que, segundo um estudo da Harvard Health Publishing, o sistema digestivo e o cérebro estão conectados por uma via direta, influenciando-se mutuamente.
Como melhorar a digestão?
É hora de colocar em prática hábitos que fazem a diferença! A seguir, veja como melhorar a digestão naturalmente, com 8 atitudes simples que cabem na sua rotina.
1. Mastigue bem os alimentos
A digestão começa na boca, e quando você mastiga suavemente, mistura melhor os alimentos com a saliva, facilitando o trabalho do estômago e melhorando a compreensão de nutrientes. Além disso, comer com calma ajuda a perceber o ponto de saciedade e evita exageros que sobrecarregam o sistema digestivo.
2. Evite excessos nas refeições
Sabe aquela sensação de “comi demais”? Ela não acontece por acaso. Refeições muito volumosas dificultam o esvaziamento gástrico e causam desconforto. Comer com consciência — respeitando sua fome e saciedade — é uma atitude real de autocuidado.
Se puder, divida as refeições ao longo do dia e evite ficar grandes períodos de jejum . Isso ajuda o corpo a processar melhor os alimentos e evita picos de fome que levam à compulsão.
3. Incluir fibras na alimentação
As fibras são fundamentais para o bom funcionamento intestinal. Elas aumentam o volume do bolo fecal, estimulam o movimento do intestino e alimentam as boas bactérias da microbiota.
As fontes naturais de fibras incluem frutas com casca, folhas verdes, sementes como linhaça e chia, grãos integrais e leguminosas. Comece aos poucos e misture com bastante água para evitar constipações.
Segundo um artigo no blog do Hospital Albert Einstein, alguns alimentos têm um papel importante na melhoria da digestão e no desconforto de desconfortos, como surtos e azia.
4. Beba bastante água

A água é a parceira número um da digestão! Ela hidrata o trato intestinal, ajuda na dissolução dos nutrientes e facilita a eliminação de toxinas. Quando o corpo está bem hidratado, todo o sistema digestivo funciona melhor.
Uma dica é deixar uma garrafinha sempre por perto. Assim, mesmo na corrida, você se lembra de se hidratar ao longo do dia.
5. Consuma probióticos
Probióticos são microrganismos que ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal . Um intestino saudável é essencial para uma digestão eficaz. Você encontra probióticos em alimentos como iogurte natural, kefir e kombuchá.
Mas, tão importante quanto ao consumo de probióticos, é reduzir o consumo de ultraprocessados, frituras e açúcar, alimentos que prejudicam a microbiota.
6. Pratique atividade física regularmente
Mexer o corpo estimula os movimentos naturais do intestino e previne a prisão de ventre . A prática regular de atividade física também reduz o estresse, melhora a qualidade do sono e regula o apetite, fatores que estão diretamente ligados à digestão. E não precisa ser atividades pesadas: caminhadas leves, yoga ou até dançar em casa já ajudam.
7. Evite deitar após as refeições
Deitar logo após comer pode facilitar o refluxo gástrico e dificultar a digestão. A posição deitada favorece o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. Espere pelo menos 1 hora após as refeições para se deitar, e se estiver com muito sono, opte por uma postura ereta, além de evitar alimentos muito pesados no jantar.
8. Use suplementos

Alguns suplementos são grandes aliados para melhorar a digestão e aliviar o desconforto, como o Gummy® Apple Cider Vinegar.
Com formato de coração, as gominhas, além de deliciosas, são enriquecidas com vinagre de maçã e vitamina B7, auxiliando para:
- Estabeleça horários regulares para as refeições;
- Evite alimentos ultraprocessados e muito gordurosos;
- Coma devagar e com atenção plena;
- Durma bem e gerencie o estresse diário;
- Use suplementos como parte de uma rotina equilibrada.
O melhor: a fórmula também contribui para a manutenção da pele, cabelos e unhas.
Conheça o Vinagre de Cidra de Maçã Gomoso e experimente!
Como evitar problemas de digestão?
A prevenção é sempre o melhor caminho ! Evitar os gatilhos diários que sobrecarregam o sistema digestivo é essencial. Veja algumas atitudes que ajudam a manter a digestão no dia:
- Estabeleça horários regulares para as refeições;
- Evite alimentos ultraprocessados e muito gordurosos;
- Coma devagar e com atenção plena;
- Durma bem e gerencie o estresse diário;
- Use suplementos como parte de uma rotina equilibrada.
Quando necessário, busque a orientação de um nutricionista ou profissional de saúde, principalmente se os sintomas de má digestão forem frequentes ou intensos.
Leia mais: Como dormir melhor no dia a dia? Veja 8 dicas!
Conclusão
Melhorar a digestão é um processo que envolve atenção, pequenas escolhas simples, com um efeito gigante e, acima de tudo, carinho com a própria rotina.
Se você vive na corrida da faculdade e dos treinos ou entre a maternidade e o trabalho, o auxílio de suplementos práticos , como os da Gummy , deixa o autocuidado mais leve e gostoso.
E se o estresse e a má qualidade do sono são fatores que prejudicam sua digestão, o Gummy® Night pode ser um ótimo complemento para noites mais tranquilas e, consequentemente, uma digestão mais equilibrada.
No fim, a digestão eficiente não é só sobre o que você vem , mas sobre como cuida do seu corpo.